segunda-feira, outubro 15, 2007

OUTUBRO é o mês da FEIRA DE CASTRO.

« De 19 a 21, a luz de Outono ilumina as gentes que se cruzam, neste encontro ao Sul. Aquele, que ao longo dos anos “tem movido esta romaria de gente embalada pela cadência do Outono." Junte ao passeio o cheiro do polvo assado, o toque suave do algodão doce, mas também o cante alentejano, o som da Campaniça, o ar de festa das filarmónicas.” »
In
http://www.inesting.org/castroverde/ (site oficial do município de Castro Verde)

A heteronomia lança um desafio à blogurma:
.
1. Cada um dos alunos deve produzir um texto de reflexão, fotografando com palavras a feira de Castro, sentindo-lhe os odores, os sabores, as cores e os sons (200 – 300 palavras);
.
2. O texto deve ser acompanhado do plano-guia;
.
3. Os alunos que desejarem poderão acompanhar o seu texto de reflexão com imagens (fotografias ou vídeos), mas que deverão estar directamente relacionadas com o próprio texto.
.
4. Este trabalho (plano-guia e texto de reflexão) deverá ser publicado em cada blog até 5 de Novembro e estar devidamente assinado.
.
5. Deverá estar devidamente indicada o tipo de texto de reflexão utilizado.

Os textos de reflexão poderão ser:

· Artigo de Apreciação crítica. A crítica apresenta-se como uma actividade reflexiva, que implica observação, análise e apreciação judicativa sobre um assunto.

· Comentário. Considera-se comentário a interpretação e a explicação que se dá a frases, actos ou acontecimentos. Permite dar conta, de forma reflectida, do assunto de um acontecimento e tomar posição sobre o mesmo.

· Exposição:
a) Texto informativo-expositivo – tem por finalidade a transmissão de informações e indicações que digam respeito a factos concretos ou referências reais.
b) Texto expositivo-argumentativo – procura defender uma tese, apresentando dados e exemplos que a confirmem.

· Dissertação. É uma exposição minuciosa de um assunto, geralmente doutrinário, tendo por objectivo a sua defesa, ataque ou questionamento.

Sem comentários: