terça-feira, novembro 27, 2007

Proposta de teste - Álvaro de Campos

Apontamento
.
A minha alma partiu-se como um vaso vazio.
Caiu pela escada excessivamente abaixo.
Caiu das mãos da criada descuidada.
Caiu, fez-se em mais pedaços do que havia loiça no vaso.
.
Asneira? Impossível? Sei lá!
Tenho mais sensações do que tinha quando me sentia eu.
Sou um espalhamento de cacos sobre um capacho por sacudir.
.
Fiz barulho na queda como um vaso que se partia.
Os deuses que há debruçam-se do parapeito da escada.
E fitam os cacos que a criada deles fez de mim.
.
Não se zanguem com ela.
São tolerantes com ela.
O que era eu um vaso vazio?
.
Olham os cacos absurdamente conscientes,
Mas conscientes de si mesmos, não conscientes deles.
.
Olham e sorriem.
Sorriem tolerantes à criada involuntária.
.
Alastra a grande escadaria atapetada de estrelas.
Um caco brilha, virado do exterior lustroso, entre os astros.
A minha obra? A minha alma principal? A minha vida?
Um caco.
E os deuses olham-no especialmente, pois não sabem por que ficou ali.

......................................................................Álvaro de Campos, 1929


1. Explicite o valor do título, relacionando-o com o conteúdo do poema.
.
2. Refira-se à importância da comparação inicial do poema.
.
3. Identifique a imagem que o sujeito poético dá de si mesmo, justificando a sua resposta com elementos textuais.
.
4. Aponte o carácter evolutivo do comportamento dos deuses, justificando a sua resposta.
.
5. Explique a simbologia dos cacos, no contexto global do poema.
.
.
Grupo II
.
"Sir David Attenborough, o célebre apresentador de documentários sobre vida selvagem, é certamente uma das pessoas que mais viajou em todo o planeta.
Com mais de 50 anos de carreira televisiva, o seu trabalho em diversos pontos do globo (do Pólo Norte ao Pólo Sul, percorrendo o continente africano ou o sueste asiático) valeu-lhe prémios da lnternational Documentary Association e da Royal Television Society. Em 1985, foi ainda nomeado cavaleiro e, em Abril deste ano, distinguido com a Ordem de Mérito pela rainha Isabel II.
Formado em Ciências Naturais pela Universidade de Cambridge, o londrino David Frederick Attenborough esteve, durante dois anos, ao serviço da Royal Navy britânica antes de, em 1952, começar a trabalhar na BBC. Dois anos depois, iniciou a sua viagem pelos programas sobre História Natural, ao apresentar Zoo Quest - série que, ao longo de dez anos, permitiu à Unidade de História Natural da BBC estabelecer uma reputação internacional. Em 1965, Attenborough tornou-se administrador do canal BBC2 e acompanhou a introdução da televisão a cores na Grã-Bretanha. Quatro anos mais tarde, foi nomeado director de programas dos dois canais da BBC, cargo que renunciou em 1973 para regressar aos seus programas televisivos. "Eu ainda não vi as Ilhas Galápagos", justificou na época. Pouco depois, Attenborough escreveu e apresentou um dos seus programas mais populares, Life on Earth (1979), que foi visto por aproximadamente 500 milhões de pessoas em todo o mundo. Considerada a primeira parte de uma trilogia que inclui ainda The Living Planet (1984) e The Trials of Life (1990), esta foi uma das séries mais ambiciosas que a Unidade de História Natural da BBC produziu.
Nos últimos anos, Attenborough tem vindo a narrar alguns episódios das séries BBC Vida Selvagem e BBC Natural World e, actualmente, aos 79 anos, está a trabalhar num novo programa sobre invertebrados, Life in lhe Undergrowth, cuja estreia está prevista para o final deste mês no Reino Unido.

.........................................................................................In Público

.
1. De entre as afirmações seguintes, escolha, identificando através da alínea respectiva, a hipótese que corresponde à alternativa correcta.
.
1.1. O antecedente do pronome "que" na expressão “que, ao longo de dez anos, permitiu à Unidade…” é:
a) a História Natural;
b) a viagem;
c) a série;
d) a série Zoo Quest.
.
1.2. A forma verbal "estabelecer" na expressão permitiu estabelecer está no:
a) futuro do indicativo.
b) imperativo.
c) condicional.
d) infinitivo.
.
1.3. "pela" (linha 6) pertence à classe morfológica:
a) dos adjectivos;
b) das conjunções;
c) dos pronomes;
d) das preposições.
.
1.4. Na expressão "Pouco depois, Attenborough escreveu e apresentou um dos seus programas mais populares, Life on Ealth (1979), que foi visto por aproximadamente 500 milhões de pessoas em todo o mundo." (linhas 14-16), a expressão sublinhada é:
a) uma frase subordinada adjectiva relativa com antecedente explicativa finita;
b) uma frase substantiva completiva não finita participial;
c) uma frase subordinada adjectiva relativa com antecedente restritiva finita;
d) uma frase subordinada adverbial causal finita.
.....
In Preparação para Testes e Exame Nacional de Português 12.º, Sebenta Editora (Adaptação)

4 comentários:

Anónimo disse...

também queria a correcçao se nao fosse muito incómodo pf, vou ter teste a português sobre alvaro de campos e não me estou a safar nada bem. se me pudessem ajudar agradecia.

aqui fica o meu e-mais: padamopi@hotmail.com

kelly disse...

Gostaria de receber a correcção deste teste sff

o meu mail é kelly92vieira@hotmail.com

Unknown disse...

também gostaria de ter a correcção, se fosse possivel.
muito obrigada
aqui deixo o meu mail: mmartacr@gmail.com

Emme disse...

Gostaria de receber a correcção, se possível :) Muito obrigada!
o meu email: marisalopesoliveira@gmail.com