sábado, abril 12, 2008

Estrutura do teste de avaliação 17/4/2008

Grupo I - 100 pontos;
.
Grupo II - 50 pontos;
.
Grupo III – 50 pontos .
.
GRUPO I
. A) 1. Um texto da obra Felizmente Há Luar! de Luís Sttau Monteiro:
1.1. Perguntas de interpretação:
a) Contextualização na estrutura do texto dramático a que pertence;
b)Explicação e interpretação de sentidos textuais e de símbolos específicos, tendo em conta a globalidade da obra a que pertence;
c) Caracterização das personagens, tendo como referência o texto apresentado e articulando com outros excertos (quando solicitado)
d) Identificação de figuras de estilo, justificando o seu valor expressivo.
e) Explicitação das categorias e dos elementos estruturantes do texto dramático, enquanto veiculadores de sentidos na peça teatral estudada.
.
B) 2. Produção de um texto (sessenta a cento e vinte palavras) sobre o Felizmente Há Luar!, partindo de uma imagem ou de um comentário.
.
Grupo II
.
1. Texto informativo
  • Questões sobre funcionamento da língua: articuladores do discurso e respectiva classificação; análise frásica ( frase simples/frase complexa; frase finita/frase não finita; coordenação/subordinação); funções sintácticas; actos ilocutórios; expressões deícticas.
  • Exercício de coesão e coerência textual, respeitando os princípios de não contradição, não tautologia (tautologia – informações que repetem em termos idênticos ou equivalentes aquilo que já foi dito, não acrescentando nada de novo), da relevância, da continuidade temática e da progressão semântica

GRUPO III

  • Produção de um texto de reflexão, de acordo com as directrizes apresentada;
  • É obrigatória a apresentação de um plano-guia.

Sem comentários: